quarta-feira, 19 de março de 2008

Idadesquina

Guimarães Rosa escreveu que :" o real não está na saída nem na chegada:ele se dispõe para a gente é no meio da travessia".
A cada ano que vejo passando diante dos meus olhos, sussurrados nos meus ouvidos, falados pela minha boca e escrito pelas minhas mãos, reflito pela minha mente se as opções, escolhas e esquinas que segui realmente levam para algum caminho, ou se o real está apenas na travessia, no percurso.
Quando era mais novo, achava que tudo estava na saída, ali na fonte,na raiz ou nascimento. Dos pontos de partida a coerência não estabelecida pelos caminhos e os resultados não conquistados na chegada trouxeram difusões abruptas, nem sempre me levaram para novas esquinas mais calmas ou tumultuadas, com o tempo vi que eram só esquinas.
Em um determinado período cogitei e como sempre duvidei de que as realizações finais, resultados, pontos de chegada eram o norte/sul das caminhadas, nunca utilizei a máxima de que os fins justificam os meios,mas em algumas situações na vida real, tal relação era imposta, seja pela conjuntura, por divergências insuperáveis e até mesmo por começar a perceber que eram tantas as linhas de chegada, que se transformavam novamente em pontos de partida, ou seja, novas esquinas.
Atualmente em uma fase tão complexa quanto as demais, de decisões múltiplas por metro quadrado, de tantos novos portos de saída, de novas relações e reações apreendidas, percebo, mas não concluo de que o senso relacionados com as as esquinas de partida e de chegada se inter-relacionam com a travessia que foi caminhada, e a que se caminha.
Tento conciliar com minha pouca idade vivida e na transição para um novo ano, de que por mais espalhada que estejam as possibilidade de se começar, que pelo menos se tenha a coragem de andar. Por mais nebuloso que seja o ponto de chegada, que se chegue, mesmo que se tenha de retornar e andar por outros desvios.
Se a realidade está na travessia, não se esqueça de sonhar em várias dimensões, sob o risco de que a comodidade do ponto de que se olha, fala e escuta não seja uma maneira estúpida de não tentar ou impedir que outras pessoas iniciem sua jornada.
Xeros, Taty te amo...Bom Aniversário para a gente.
Ah, se eu não fosse peixes ao quadrado, gostaria de ter dito a frase :Nunca brinque com um Peixes ascendente em escorpião!!!

2 comentários:

Prospero di Milano disse...

Parabéns, doido. A gente se encontra na saída... (feito se encontrou na chegada e no meio)

Anônimo disse...

"Por mais espalhadas que estejam as possibilidades de se começar, que pelo menos se tenha a coragem de andar".
Essa frase eu vou roubar viu, Eduardo?...
Aquele abraço, irmãozinho.